A PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM ONLINE KHAN ACADEMY

Aprendizagem de Matemática Mediada por meio de uma Plataforma Adaptativa

https://www.khanacademy.org


Neemias de Oliveira Steinle
Pelotas-RS

O computador tem, como uma de suas principais características, a capacidade de simular as mais diversas situações: uma corrida de bicicleta, uma partida de vôlei, a construção de uma cidade, conforme se pode perceber nos inúmeros jogos disponíveis nas lojas de informática e também on-line.

A plataforma de aprendizagem em análise tenta reproduzir, no espaço reduzido da tela do computador, os três espaços fundamentais da sala de aula: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido. Partindo de uma abordagem centrada não no professor, nem no aluno, mas na execução da tarefa, o espaço maior foi dado ao conteúdo, representado pela janela principal. Em torno dele, conteúdo – que pode ser um texto escrito, uma fala, uma animação, ou mesmo um videoclipe – nesta topologia desenvolvem-se todas as atividades de aprendizagem, sob o pressuposto da Teoria da Atividade – a interação entre seres humanos e o mundo é organizada em níveis funcionais hierarquicamente subordinados.

Na margem esquerda da janela principal, está o espaço do professor, representado por uma janela menor. O que ele faz ali é determinado pelo conteúdo em estudo e pelas necessidades do aluno. Basicamente age apenas quando solicitado, permanecendo encoberto a maior parte do tempo. É mais um trabalho de bastidores na simulação lá proposta. Na base das duas janelas está o espaço do aluno, representado por um painel em que se localizam os principais comandos da atividade. Por eles, o aluno pode interagir com o texto ou com o professor.

Para interagir com o professor, no entanto, o aluno necessita cruzar o espaço da atividade, pegar alguma informação (dica) e chegar com ela informação ao espaço do professor. Essa é a premissa da interação tríplice construída pelo conteúdo a ser aprendido. Como na sala de aula, parece mais fácil conceber-se uma interação direta do aluno com o conteúdo, sem o professor, do que uma interação com o professor sem o conteúdo.

Para aumentar o grau de interação e a presença do professor, a plataforma acrescenta feedback, com sugestões de pistas que o aluno possa seguir para chegar à resposta pretendida.

INTERFACE DO TUTOR KHAN ACADEMY

Para desenvolver as atividades interativas que possibilitam a interação docente/aluno por meio do feedback, o professor tutor terá as seguintes ferramentas na interface abaixo.

Interface Inicial do Tutor

1

Figura 2 – Interface Inicial do Tutor

Interface Progresso por Habilidade

2 
Figura 2 – Interface Progresso por Habilidade

Interface Progresso por Habilidade – Recomendações por Habilidade

3 
Figura 3 – Interface Progresso por Habilidade

Interface Página de Aprendizagem

Sem título

Figura 4 – Interface Página de Aprendizagem

Interface Página Progresso da missão Fundamentos de matemática

5

Figura 4  Interface Página Progresso da missão Fundamentos de matemática

Neste cenário, vemos que o sistema permite ao professor atuar por meio dos vídeos, explanações textuais, e por meio do feedback situado nominado na plataforma como dica. Cada uma delas apresenta um grau, maior ou menor, de interatividade com o aluno, com envolvimento também diferenciado para o papel do professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s